Universidade Federal de São Paulo
Campus Diadema
organização de áreas do conhecimento que incluem, dentre outras, as ciências exatas, humanas, ambientais e sociais aplicadas. No Campus São Paulo estão localizadas a Escola Paulista de Medicina e a Escola Paulista de Enfermagem, que representam o núcleo histórico da instituição.
O Campus Diadema, implantado em 2007 em uma região de alta densidade industrial, que ao mesmo tempo abriga área preservada de Mata Atlântica e parte da represa Billings, consolida, juntamente com os novos campi, o projeto de expansão da UNIFESP. O Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, que constitui a unidade universitária do Campus Diadema, oferece sete cursos de graduação (Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial), nos quais estão matriculados 2.549 estudantes. Em nível de pós-graduação stricto sensu, estão em vigência seis programas de pós-graduação, com 161 inscritos: Biologia Química, Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, Ecologia e Evolução, Biotecnologia, Engenharia e Ciência de Materiais e Análise Ambiental Integrada. São também desenvolvidas diversas ações de extensão universitária, principalmente nas áreas de educação e saúde, o que tem contribuído para uma aproximação gradual com a comunidade de Diadema.
O Campus Diadema distribui-se em quatro unidades, sendo três delas localizadas no centro do município: Unidade Antônio Doll, Unidade Manuel da Nóbrega/ Fundação Florestan Fernandes, onde será sediada a Paleo SP 2015, Unidade José Alencar e Unidade José de Filippi, esta última situada no bairro Eldorado, próximo à represa Billings, em área de proteção e recuperação de mananciais. Nas duas últimas estão instalados – além da central de análises (multiusuários) – 60 laboratórios dotados de equipamentos de ponta e destinados, separadamente, à pesquisa e ao treinamento dos estudantes de graduação. Prevê-se que em 2015 tenham início as obras dos primeiros edifícios do novo Campus Diadema, no centro da cidade, dando continuidade a este processo de expansão e consolidação deste Campus.
Texto retirado e modificado de:
http://www.unifesp.br/institucional/institucionalsub/apresentacao
http://www.unifesp.br/campus/dia/homepage/administracao/apresentacaodia
A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tradicionalmente reconhecida como instituição especializada nas ciências da saúde, teve como núcleo de origem a Escola Paulista de Medicina (EPM) cuja fundação remonta 1933 e que se sustentou por meio de recursos privados e subsídios governamentais até a federalização em 1956 e posterior (1994) transformação em universidade federal.
A partir de 2005, com o apoio das prefeituras locais e os recursos provenientes do programa de expansão do governo federal, teve início a implantação de novas unidades em municípios próximos a São Paulo. Os novos campi – denominados Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco – assumiram a responsabilidade pela
Apoio
Realização